Minhas razões

Incluo-me entre aqueles que acreditam que as tarefas humanas comuns – não só a oração, o canto, o ascetismo e outras formas tradicionais de prática religiosa – são também expressões de espiritualidade.

Quem decide que apenas observar os movimentos dos meus vizinhos emplumados, o bem-te-vi e o tico-tico, atender uma ligação de um cliente, ou encher um balde com água limpa e lavar minha varanda é um milagre menor que curar doenças ou participar de um Conclave para escolher um novo Papa?

Meu desafio é expressar minha prática em todo lugar, em cada atividade comum.

Dentre as opções que todos temos à nossa disposição, escolhi a meditação como caminho para entrar em contato com minha essência mais profunda. E essa prática, por uma questão de espaço e conveniência tem ocorrido mais frequentemente em um canto da minha varanda. A partir dessa situação, decidi, em um primeiro momento, ampliar o uso desse espaço, antes e depois da meditação, e buscar manter minha atenção no que acontece comigo e ao meu redor.

em mim, em tudo,
sentir o que se passa,
o que acontece…

É daqui que vejo o dia amanhecer quando acordo bem cedo, onde leio o jornal matinal, escuto os pássaros alvoroçados nas árvores da pracinha e observo as pessoas entrando e saindo de suas casas. É daqui que vejo as nuvens passando e a chuva caindo. E é daqui que vejo o por do sol e o cair da noite, trazendo o Cruzeiro do Sul em seu passeio noturno, quando o céu está claro, ou a escuridão de uma noite de lua nova.

Penso que não há melhor lugar para a ampliação da prática espiritual, antes e depois da meditação. E meu próximo desafio é estender a qualidade dessa atenção em meus deslocamentos para os outros cômodos do apartamento e para as ruas próximas, que me conectam com a cidade e o mundo.

Eduardo Leal
Foto de Eduardo Leal

Espaço de meditação

Anúncios

2 respostas em “Minhas razões

  1. Pingback: Agradecimento 57 – No caminhão do lixo | .:: Sou grato por isso! ::.

  2. Pingback: Garrafa 500 – Quinhentos tons de celebração | Três Coisas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s