Percepção 3 – Tarde de 11/03/2013

Ainda pela manhã, antes de sair de casa, liguei para minha cliente para me certificar do nosso compromisso de hoje. Em boa hora, pois ela propôs vir ao meu encontro, no final da tarde, já que tinha um compromisso no Rio de Janeiro, poupando-me de uma pequena viagem até a cidade onde fica a sede da sua empresa.

Pude então realizar outras tarefas no meu Escritório Doméstico, com direito a pequenas pausas para recarga de baterias, no meu observatório na varanda.

O céu permaneceu azul, mas a nebulosidade aumentou. A tarde foi bastante sossegada, com pouco movimento nas redondezas. Em determinado momento, parecia que o único ser movente era uma ave silenciosa que cruzava o espaço, sem deixar rastros. Cliquei naquele instante, lembrando imediatamente das palavras de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, em “O Guardador de Rebanhos“:

Antes o voo da ave, que passa e não deixa rastro,
que a passagem do animal, que fica lembrada no chão.
A ave passa e esquece, e assim deve ser.
O animal, onde já não está e por isso de nada serve,
mostra que já esteve, o que não serve para nada.
A recordação é uma traição à Natureza,
porque a Natureza de ontem não é Natureza.
O que foi não é nada, e lembrar é não ver.

Passa, ave, passa, e ensina-me a passar!

Sempre que reflito sobre o tema da impermanência, essas palavras ecoam com força na minha mente. Especialmente quando, antes ou depois, constato o rastro deixado pela cachorrada da vizinhança, na grama da pracinha…

Voltei à varanda, no fim da tarde, para ver o por do sol.

Eduardo Leal
Foto de Eduardo Leal

Vôo silencioso

Tapete de nuvens

Por do sol

Deixe seu comentário

